Grupo de Folia de Reis Império de Olaria - Versos do Palhaço Maritaca

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Olá, é um grande prazer disponibilizar o link de minha recente publicação na Revista Conexão em parceria com meus amigos e pesquisadores Diego B. Sanches e Luis Mateus Emerich. Trabalho orientado por nossa Profª Drª Camila Dazzi. Um dos desdobramentos de nosso projeto de pesquisa do CEFET/RJ - Campus Nova Friburgo. Espero que apreciem a leitura...

http://www.revistas2.uepg.br/index.php/conexao/article/viewFile/4556/3098


terça-feira, 25 de setembro de 2012

É isso aí pessoal... tá quase lá...
III Festa da Flor & Café de Bom Jardim/RJ, dias 29 e 30 de setembro - Programação: http://bomjardimflorecafe.blogspot.com.br/p/programacao.html
 


sábado, 22 de setembro de 2012




SÁBADO – 29 de setembro
·         09:00hs - Palestra  sobre a “Diminuição de custos de produção na cultura do café” - José Ferreira Pinto - Técnico agrícola e agente de atividades agropecuário do MAPA, Paulo Bruno - Técnico agrícola e Palestra sobre “Associativismo”.
o   Local: Distrito -Galpão Sede da Associação de Produtores de Barra Alegre

·         14:00H – ABERTURA - no Galpão Cultural
o   Apresentação do salão de exposição e
da Princesa da Flor e Café
o   Abertura da I Exposição de Carros Antigos de Bom Jardim/RJ
(ACANF - Associação de Carros Antigos de Nova Friburgo)
o   Apresentação do 1º Táxi do município – Ford 1928
·         14:30hs – Recital – Regente do Coral de Bom Jardim e convidados
·         15:00hs - Apresentação da Folia Mirim Estrela do Oriente
·         15:00h  - Palestra sobre “Cultivo sustentável de rosas” - Elka Fabiana Aparecida Almeida - Engenheira Agrônoma - Doutora em Floricultura e Paisagismo e Pesquisadora do Núcleo Tecnológico da EPAMIG Floricultura - São João del Rey – MG
o   Local: Teatro do Galpão Cultural Margaret de Jesus
·         15:00hs - Lançamento do livro: Agricultores do Estado do Rio de Janeiro, de autoria de Cláudio Paolino e Marjorie Botelho em parceria com INEPAC.
·         15:00h - Oficina Livre de Câmara Escura - Fotografia Artesanal - Cláudio Paolino - Ponto de Cultura Rural de Bom Jardim.
·         15:30h – Oficina de buquê
·         15:30h– Apresentação do Coral de Bom Jardim
·         16:30h – Oficina de Fotografia
·         16:30h – Oficina de arranjos florais
·         17:00h – Apresentação do balé com a Cia de Dança In Tempore
  • 18:00 - Apresentação do Grupo Young Dance
·         18:30 - Show musical Banda Sigmma
·         Sorteio de brindes aos participantes presentes
·         degustação de café tradicional e expresso



DOMINGO – 30 de setembro
·         10:00h - abertura dos portões do Galpão Cultural Margaret de Jesus
o   I Exposição de Carros Antigos de Bom Jardim/RJ
    (ACANF - Associação de Carros Antigos de Nova Friburgo)
o   Apresentação do 1º Táxi do Município – Ford 1928
·         12:00hs – Almoço dançante com Felipe Aguiar & Ivson Bruno, voz e violão
·         14:00h – Apresentação do Grupo Oludum da Esperança
·         14:30h - Oficina de drinques de café
·         14:30h – Oficina de Fotografia – Fotógrafo Carlosmar Lima
·         15:00h – “Histórias Viajantes” – sessão de contação de histórias
·         15:30h – Show musical – Banda Verbo Popular
·         16:00h – I Festival de Cinema Mudo em Bom Jardim – apresentação dos filmes – Local: Teatro do Galpão Cultural Margaret  de Jesus:
o   Polyana – Direção: Paul Powel
o   O Gabinete de Dr. Caligari – Direção Robert Wiene
•   16:00h – Apresentação do Grupo Mineiro Pau
•   17:00h – Show musical – Banda Black Out
•   18:30h – Encerramento com a Banda Atitude do Samba
·         Sorteio de brindes aos participantes presentes
·         degustação de café tradicional e expresso

quinta-feira, 13 de setembro de 2012


Venha curtir a serra e se deliciar em meio a beleza das flores saboreando um delicioso café... além de muita atração cultural, agroindústria, artesanato, almoço dançante, Boteco Rural...



quarta-feira, 22 de agosto de 2012


Semana Fluminense do Patrimônio discute preservação de imóveis históricos

A 2ª Semana Fluminense do Patrimônio vai até o dia 23. A Casa da Flor, em S. Pedro da Aldeia é um que está nos planos do instituto para ser tombado.



Segunda Semana Fluminense do Patrimônio começou na semana passada e vai até o dia 23. Nesta segunda-feira (20), durante todo o dia, ainda tem programação na Região dos Lagos, nas cidades de Arraial do Cabo, Araruama, São Pedro e Casimiro de Abreu. Já a partir da próxima terça-feira (21), a cidade de Vassouras, no Sul do Estado, também passará a receber debates, palestras e mesas redondas.


Em Cabo Frio, a abertura do evento foi no Mart, o Museu de Arte Religiosa e Tradicional da cidade, na última sexta-feira (17). Na ocasião, representantes do Inepac, o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, e também do Iphan, o Instituto do Patrimonio Histórico e Artístico Nacional, estiveram presentes. Na Semana Fluminense do Patrimônio, o Iphan, discute quais outros imóveis merecem preservação. A Casa da Flor, em São Pedro da Aldeia é um que está nos planos do instituto para ser tombado.


Iphan e Instituto Casa Flor conseguem verba para restauro imediato da casa


O Iphan, em parceria com o Instituto Casa da Flor, que cuida do bem, conseguiu uma verba de 250 mil reais para o restauro imediato da casa. Construída em 1912 por Gabriel Joaquim dos Santos, é feita com material de refugo e considerada única de arquitetura espontânea no Brasil. Leia mais...



http://in360.globo.com/rj/noticias.php?id=28030


Fonte: http://in360.globo.com

terça-feira, 24 de julho de 2012





 Fundo para a integração cultural no Mercosul
O Conselho do Mercado Comum - órgão deliberativo do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) - criou o Fundo MERCOSUL Cultural (MERCOSUL/CMC/DEC. N° 38/10) em dezembro de 2010. O Fundo visa a financiar projetos culturais de instituições não-governamentais que facilitem a integração de ou somente o país de onde se os propõe ou um conjunto de países pertencentes ao bloco.


O Fundo terá valor inicial de US$ 1 milhão e cada país membro contribuirá proporcionalmente de acordo com seu Produto Interno Bruto (PIB). Assim, o documento que instituiu o Fundo estima que os países aportarão recursos financeiros, a princípio, nas proporções de: Argentina (27%), Brasil (70%), Paraguai (1%) e Uruguai (2%) (

http://www.mercosur.int/innovaportal/file/2810/1/DEC_38-10_PT_FUNDO%20MERCOSUL%20CULTURAL.pdf). As Reuniões de Ministros de Cultura definem as variações das contribuições e outros aspectos do Fundo. A última Reunião foi a 34ª e ocorreu em Buenos Aires em junho de 2012 e a penúltima ocorreu em novembro de 2011 em Montevideu. As negociações para a realização do Fundo, no entanto, não contavam com a suspensão temporária do Paraguai do MERCOSUL devido à sua democracia fajuta e a admissão pronta da Venezuela ao bloco. Este será um dos temas principais da próxima reunião entre os Ministros de Cultura pelo MERCOSUL.


O Brasil substitui a Argentina na presidência temporária do Mercosul Cultural - instituição criada em dedicação à cultura dentro do bloco - nos próximos seis meses (julho a dezembro de 2012). Um dos objetivos da gestão brasileira, nesta ocasião, é efetivar a implantação do Fundo. Vale recordar que o Fundo foi proposto enquanto o Brasil também estava na presidência desta instituição em 2010.



No entendimento de Vítor Ortiz - secretário executivo do Ministério da Cultura (MinC) no Brasil -, o objetivo do Fundo é financiar propostas que visem à integração cultural de seus países. Pergunta que remanesce sem resposta é sobre que integraremos primeiro por meio dos recursos deste Fundo: a cultura ou a indústria? As categorias seguintes costumam ser recordadas quando gestores se referem à integração cultural: artesanato, cinema, dança, literatura, museu, música, teatro, etc. O MERCOSUL começou como um acordo econômico e seu objetivo final é formar um Mercado Comum de união aduaneira.

A reivindicação de recursos financeiros para a cultura é a luta mais recente das instituições especializadas, que são jovens. O argumento que frequentemente usam para que o dinheiro apareça é o dos benefícios para as indústrias culturais, embora estas representem o caminho ortodoxo de constrição dos usos da cultura. Teríamos, então, um Fundo que garante o funcionamento da economia criativa e, se houver matizes, algo mais que as políticas de cultura poderiam fomentar entre os quatro países do bloco.

As discussões em torno do Fundo realizam-se no momento em que se propõe o estreitamento do vínculo entre cultura e sustentabilidade, e reflexões em torno do patrimônio cultural, a economia criativa (onde a cultura entra no circuito industrial), e a diversidade cultural. Os elementos de economia, patrimônio e diversidade são os carros-chefe de quase toda política cultural de governo. Esperamos pelo Fundo uma troca de experiências entre os quatro países no que se refere às convergências e divergências de suas concepções de cultura. A integração passa necessariamente por estas modulações na América do Sul.

Ainda, o aporte desigual de recursos para o Fundo implica que os quatro países comprometem-se reciprocamente a que uns tenham retornos mais vantajosos que outros de acordo com a aprovação dos projetos. Um país que está em melhores condições que outro num tema determinado, por exemplo cinema, tende a fomentar o desenvolvimento das capacidades daquele que não está, mas que poderá, em contrapartida, contribuir com a experiência de seu artesanato ou sua dança. A equidade na repartição dos recursos do Fundo dependerá da qualidade, proveniência e tema dos projetos.
Um comentário que não quero postergar é o de que a organização burocrática do Estado brasileiro ilude a aplicação de propostas alternativas ao deixar ao próximo governante a situação previamente desenhada devido à morosidade no processo de formulação, proposição, aprovação e aplicação das leis. Portanto, as políticas governamentais dificilmente sofrem mudanças consideráveis onde as deliberações tomam muito tempo para materializar-se na sociedade. O âmbito da cultura não foge deste diagnóstico.
A semântica da cultura deve ser reelaborada para que ela não se confunda, ainda que se trate de projetos com as melhores das intenções, com a mera troca de objetos artísticos nas fronteiras entre estes países após a efetivação do Fundo. Estas são expressões tangíveis da cultura. A intangibilidade da cultura é o que nos desperta atenção como cultivo da cidadania. A cultura, por fim, é fundamental no processo de integração dos nossos povos e não só no êxito de suas instituições econômicas ou economias criativas.

http://www.brunoperon.com.br

Autor: Bruno Peron
Fonte: O NORTÃO

segunda-feira, 16 de julho de 2012


Turismo ufológico é a aposta de Peruíbe, SP, 


para atrair curiosos



Peruíbe é a única cidade do Brasil com roteiro ufoturístico.

Relatos de aparições estimularam a criação do projeto.



Por: Anna Gabriela Ribeiro
Belas praias, cachoeiras e trilhas pela Mata Atlântica são alguns dos atrativos procurados por turistas que pretendem viajar para outros lugares. Apesar de possuir todos esses requisitos, a cidade de Peruíbe, no litoral de São Paulo, tem investido no ufoturismo. A cidade é a única do Brasil a possuir um programa destinado a amantes da ufologia. Moradores, inclusive, garantem que a cidade é destino comum de naves alienígenas que já chegaram a abduzir moradores. Verdade ou mentira, Peruíbe conseguiu virar um dos destinos favoritos dos ufólogos...

terça-feira, 19 de junho de 2012

IHUOnline #395

Semana de Arte Moderna. Revolução ou mito?

A Semana de Arte Moderna, 90 anos depois, ainda suscita um debate que a revista IHU On-Line, desta semana, aborda ao entrevistar um conjunto de pesquisadores e pesquisadoras.IHUOnline #395

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Livro celebra patrimônio imaterial do Estado em Corumbá


Com patrocínio do Fundo de Investimentos Culturais da Fundação de Cultura do governo de Mato Grosso do Sul, será lançado nesta terça-feira (19 de junho), no Centro de Convenções Miguel Gomes, no Porto Geral de Corumbá, às 19h30, o livro “Deus te Salve, João Batista! Uma contribuição sobre o banho de São João em Corumbá”, da turismóloga e pesquisadora Helenemarie Dias Fernandes.



Fruto de intensa pesquisa, o livro registra e difunde o Banho de São João de Corumbá, patrimônio cultural imaterial sul-mato-grossense. Conta ilustrativamente, mas com o apoio de textos introdutórios, a história e os aspectos dos elementos dessa manifestação popular cultural.



Estão presentes as comunidades de festeiros, as novenas, as procissões, os tocadores e cantadores de Cururu, a dança do Siriri, o banho do Santo, o êxtase, a alegria e a devoção em torno da celebração. As fotografias complementam o conjunto que forma a identidade, a memória e a contemporaneidade dessa tradição popular.



O Banho de São João de Corumbá possivelmente é a mais expressiva manifestação de cunho religioso de Mato Grosso do Sul. Diferencia-se das demais festas realizadas no país por ter em seu ápice o banhar do Santo nas águas do Rio Paraguai. Enraizada no cotidiano dos moradores da cidade histórica, os costumes compartilhados durante décadas foi fator preponderante para sua manutenção e ininterrupção.



Atualmente cerca de 120 grupos tradicionais são detentores dos saberes naturais, transmitidos oralmente de geração a geração. A festa, porém, é assumida por todos os moradores como parte integrante de sua cultura, fazendo com que o Banho de São João fosse considerado Patrimônio Imaterial Sul-Mato-Grossense em janeiro de 2010.



O livro pretende colaborar com a manutenção das práticas dessa celebração, protegendo e traduzindo a “alma” de um povo e garantindo que todas as informações sobre a manifestação cultural sejam historicamente protegidas e conservadas. 


Fonte: http://www.msnoticias.com.br/?p=ler&id=87975

sexta-feira, 15 de junho de 2012

domingo, 10 de junho de 2012


Chega MAIS no Cascatinha 2012


Esta é a segunda edição do Chega MAIS no Cascatinha em Nova Friburgo/RJ que se realizará no dia 16 de junho de 2012, a partir das 9h. O evento é de cunho comunitário e totalmente organizado de forma voluntária propõe a retomada às brincadeiras de antigamente, consciência social e ambiental, além de prestação de serviços...




quinta-feira, 7 de junho de 2012



Palácio das Artes 
Tosca De 17 a 28 de junho de 2012 
Grande Teatro





Tosca, de PucciniFundação Clóvis Salgado em parceria com o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, apresenta uma das óperas mais executadas no mundo: Tosca, de Giacomo Puccini. A montagem estreia em Belo Horizonte no dia 17 de junho, domingo, às 19h, no Grande Teatro do Palácio das Artes. As demais récitas acontecem nos dias 19, 23, 26 e 28, às 20h.  mais...



terça-feira, 5 de junho de 2012

Frases assassinas: como destruir ideias e frustrar pessoas

Frases assassinas: como destruir ideias e frustrar pessoas


"Não vai dar certo" é sem dúvida a frase mais célebre, mas um sonoro "Você está louco?", se não é a pergunta mais frequente, está entre as mais destruidoras


Por Gisela Kassoy, www.administradores.com.br


Qualquer pessoa que já tentou inovar deve ter ouvido alguma frase assassina, daquelas que destroem uma ideia ou opinião. "Não vai dar certo" é sem dúvida a mais célebre, mas um sonoro "Você está louco?", se não é a pergunta mais frequente, está entre as mais destruidoras. 
Porque as pessoas tendem a rejeitar coisas novas? Segundo os neurocientistas, todos os seres humanos possuem o chamado "cérebro reptiliano". Igualzinho aos répteis e demais seres irracionais, diante do desconhecido, ataca ou foge.
Raramente alguém ataca ou foge de uma ideia tal qual os animais, mas aquele risinho complacente não seria uma forma de ataque? E quando alguém diz algo do tipo "Aqui essas coisas não funcionam", ou aponta rapidamente os riscos da ideia, como se eles não pudessem ser contornados, não está atacando?
Há também formas humanas e razoavelmente elaboradas de fugir de uma inovação: vai desde um "Depois a gente conversa" até um "Vamos focar nas prioridades". Quem nunca ouviu algo assim?
Ainda bem que o cérebro humano não é apenas reptiliano. Além do mais, evoluímos: não há mais lugar para o destrutivismo pessimista. "Não vai dar certo", sem boas justificativas, hoje em dia pega mal. Também não é mais aceitável culpar outras pessoas ou situações, com frases como "A chefia não vai aceitar" ou "O mercado não está preparado". Afinal, somos responsáveis pela disseminação e implementação de nossas ideias, independentemente das circunstâncias.


"Fica difícil", ou "É complicado" nem pensar: a má vontade fica estampada


Infelizmente, há versões mais sutis e sofisticadas de se podar novas ideias, como o terrível "Esta é a única alternativa". Ora, se só há uma alternativa é por que as outras ainda não foram criadas, o que não significa que elas não possam vir a existir. "Das duas uma" ainda é melhorzinho, mas não seria melhor abrir a mente para mais de duas possibilidades?
"Estou certo ou estou errado?" também é uma expressão que inibe o raciocínio: a maioria dos fatos é complexa demais para alguém estar totalmente certo ou errado.
"Você não entendeu" é cruel: pode significar que quem emitiu esta frase considera que está tão certo que a pessoa, ao entendê-lo, só poderá concordar.
Finalmente, há a pior de todas, talvez a mais traiçoeira: é a tal da "É igual a..." e suas variantes do tipo "Já foi tentado". Ora, o que foi tentado – e não funcionou antes – justamente por causa disso pode funcionar depois! Além do mais, identificar uma ideia com outra anterior pode impedir a pessoa de ver a sutil diferença que fará toda a diferença.
Fique atento às frases assassinas. Perceba e corrija sua tendência a fugir ou atacar. Ela é normal, mas pode ser evitada. E não se deixe levar pela fuga ou ataque de outros. Suas ideias merecem consideração.

Gisela Kassoy

 – é especialista em Criatividade, Inovação, Adoção de Mudanças e Programas de Ideias. Atua com consultoria, seminários, palestras e facilitação de grupos de ideias. Realizou trabalhos em quase todo o país e nos EUA, Europa e América Latina. Site:www.giselakassoy.com.br

quinta-feira, 31 de maio de 2012


RIO +20

Precisa-se para trabalhar na conferência 7 assistentes/digitadores de 11 de junho de 2012 a 22 de junho de 2012 - 12 dias - turno: 09h às 19h

... Os candidatos deverão possuir domínio dos idiomas PORTUGUES E INGLÊS;
- habilidade na digitação (50 palavras por minuto), boa habilidade com teclado numérico e conhecimentos dos procedimentos normais em um escritório;
- possuir sólidos conhecimentos na operação de micro-computadores, scanners, copiadoras e demais equipamentos usuais e dominar editores eletrônicos de texto e de planilhas; devera ser proativo; saber estabelecer prioridades, ter disponibilidade de trabalhar longas horas, comprometimento e trabalhar em equipe; poderá ser portador de deficiência.
Os candidatos terão como atribuições:
- auxiliar na compilação e digitação das listas de delegações, arquivo e manter listas de formas organizadas, atender telefonemas e ajudar em todas as rotinas gerais como necessário; atuar como pessoa de ligação entre as delegações e os dirigentes de Protocolo da ONU.

Interessados, por favor, enviar currículo para: staff@aeceventos.com.br, mencionando o cargo solicitado em informática.

terça-feira, 22 de maio de 2012


Programa de Bolsas de Tradução e Publicação de Reedições

Inscrições abertas até 31/12/2012
O Ministério da Cultura (MinC), por meio da Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MinC), publicou dia 08 de julho, no Diário Oficial da União (Seção 3, páginas 16 e 17), o Edital  Programa de Bolsas de Tradução e Publicação de Reedições. O prêmio terá R$ 12 milhões de recursos, do Fundo Nacional da Cultura (FNC), para a divulgação de obras brasileiras no mercado internacional.
Os recursos serão oferecidos a editoras estrangeiras que desejarem traduzir, reeditar, publicar e distribuir, no exterior, livros impressos e digitalizados de autores e editoras nacionais. O Programa está acessível nos seguintes gêneros literários: romance, conto, poesia, crônica, obra de referência, infantil e/ou juvenil, ensaio literário, ensaio social, ensaio histórico e antologias de poemas e contos.
Para o biênio 2011/2012 estão sendo ofertados recursos na ordem de R$ 2,100 milhões e as inscrições do edital ficarão abertas ininterruptamente. O valor das bolsas oferecidas para a tradução de obras brasileiras irão variar de US$ 1 mil a US$ 8 mil e as editoras interessadas em reeditar obras de autores brasileiros que estejam fora de mercado receberão apoio financeiro de até Us$ 4mil.
Confira aqui o Edital do concurso.


Prêmio Funarte de Composição Clássica

Inscrições até 28 de setembro
A Fundação Nacional de Artes (Funarte), vinculada ao Ministério da Cultura, publicou no dia 9/02, no Diário Oficial da União (DOU, seção 3, páginas 14 e 15), o edital do Prêmio de Composição Clássica, visando à seleção de 30 composições inéditas para conjuntos orquestrais e camerísticos e para solistas, que terão estreia mundial na XX Bienal de Música Brasileira Contemporânea, a se realizar em outubro de 2013.
As inscrições estarão abertas até o dia 28 de setembro e deverão ser enviadas, juntamente com a documentação e as obras, via Sedex, para a Rua da Imprensa, nº 16, sala 1308, CEP 20030-120 – Rio de Janeiro/RJ. Os participantes poderão concorrer com até duas criações, mas apenas uma será premiada.
O Prêmio Funarte de Composição Clássica contemplará duas obras sinfônicas, uma das quais poderá ser para orquestra de sopros, e cada uma receberá R$ 30 mil; três obras para orquestra de câmara, com um prêmio individual de R$ 20 mil; três obras para orquestra de cordas, cada uma com R$ 15 mil; seis obras para conjuntos de seis a dez intérpretes, cada uma com R$ 12 mil; oito para coros ou para trios, quartetos ou quintetos instrumentais e/ou vocais, ou para música eletroacústica mista, com premiação de R$ 10 mil cada; oito para solos e duos instrumentais e/ou vocais, ou para obras acusmáticas, cada uma com R$ 8 mil.
(Fonte: Funarte)


Investir na diversidade cultural e no diálogo intercultural

Relatório Mundial da Unesco: Investir na diversidade cultural e no diálogo intercultural
Na linha da convicção da UNESCO sobre a necessidade e o valor intrínseco da fecunda diversidade das culturas do mundo, inscrita na sua Constituição de 1945, os objetivos do Relatório Mundial sobre a Diversidade Cultural são os seguintes:
- analisar a diversidade cultural em todas as suas facetas, esforçando-se por expor a complexidade dos processos, ao passo que identifica um fio condutor principal entre a multiplicidade de possíveis interpretações;
- mostrar a importância da diversidade cultural nos diferentes domínios de intervenção (línguas, educação, comunicação e criatividade) que, à margem das suas funções intrínsecas, se revelam essenciais para a salvaguarda e para a promoção da diversidade cultural;
- convencer os decisores e as diferentes partes intervenientes sobre a importância em investir na diversidade cultural como dimensão essencial do diálogo intercultural, pois ela pode renovar a nossa percepção sobre o desenvolvimento sustentável, garantir o exercício eficaz das liberdades e dos direitos humanos e fortalecer a coesão social e a governança democrática.
Deste modo, o Relatório Mundial propõe-se a fazer uma resenha das novas perspectivas abertas pela análise dos desafios da diversidade cultural e, ao fazê-lo, traçar novas modalidades para acompanhar e orientar as transformações em curso. Por conseguinte, o Relatório Mundial não pretende fornecer soluções pré-determinadas às questões com as quais se podem confrontar os decisores. O seu objetivo consiste, antes, em sublinhar a complexidade desses problemas, que não podem solucionar-se simplesmente pela vontade política, mas que na generalidade exigem uma melhor compreensão dos fenômenos subjacentes e maior cooperação internacional, em particular mediante o intercâmbio de boas práticas e a adoção de diretrizes comuns.
O que é a diversidade cultural?
A diversidade cultural é, antes de mais nada, um fato: existe uma grande variedade de culturas que é possível distinguir rapidamente a partir de observações etnográficas, mesmo se os contornos que delimitam uma determinada cultura se revelem mais difíceis de identificar do que, à primeira vista, poderia parecer. A consciência dessa diversidade parece até estar sendo banalizada, graças à globalização dos intercâmbios e à maior receptividade mútua das sociedades. Apesar dessa maior tomada de consciência não garantir de modo algum a preservação da diversidade cultural, contribuiu para que o tema obtivesse maior notoriedade.
Leia o resumo do Relatório.

sábado, 12 de maio de 2012

Educação para competir com as máquinas | Economia | O POVO Online

Educação para competir com as máquinas | Economia | O POVO Online


A competição com a máquina faz com que o homem evolua. Essa foi a lição deixada por Silivo Meira, PHD em Informática na palestra que ministrou ontem no 13ª Convenção de Contabilidade do Ceará, no Marina Park Hotel.

O desafio, ele explica, é educar as pessoas para que tenham condições de operar máquinas e criar. Diante disso, Meira foi um dos criadores do Porto Digital, em 2000. O objetivo é formar profissionais de informática, estimular empreendedores e exportar serviços. Em 2010, as empresas faturaram cerca de R$ 1 bilhão. ver mais

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Saiba mais sobre as mudanças do visto para os EUA

Saiba mais sobre as mudanças do visto para os EUA


A partir do dia 30 deste mês, o processo para obtenção do visto para os Estados Unidos vai mudar. Os solicitantes poderão obter informações sobre vistos e agendar entrevistas via call center ou no novo site, que serão lançados na mesma data. Neles, poderão ser agendadas entrevistas para os Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV), que serão abertos em 7 de maio em Brasília, Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

De acordo com o site da Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil, a expectativa é que o novo sistema reduza o número de solicitantes que precisam comparecer à Embaixada ou ao Consulado, além de melhorar a capacidade de atender à demanda e reduzir o tempo de espera necessário para a obtenção de uma entrevista para solicitação de visto.

Pelo processo antigo, os solicitantes pagavam R$ 38 por informações sobre vistos e para marcar a entrevista. Além disso, era preciso pagar a taxa de solicitação de visto (atualmente em US$ 160) e a taxa de entrega do passaporte, entre R$ 20 e R$ 40. No novo processo, os solicitantes precisarão pagar apenas a taxa de solicitação de visto para receber os mesmos serviços.

A Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil informa que o processo de agendamento poderá ser feito pela internet e que os CASVs funcionarão de segunda a sábado, das 7h às 18h, e aos domingos, das 13h às 18h.

PASSO A PASSO
1 – Preenchimento do formulário DS-160 on-line

2 – Pagamento da taxa de solicitação de visto (taxa MRV), que poderá ser efetuado com cartão de crédito pelo site do agendamento, por telefone, em dinheiro em qualquer agência do Citibank, ou por boleto bancário. Não haverá mais uma taxa separada para agendamento ou para envio do passaporte;

3 – Agendamento de um horário para comparecer ao CASV pelo site ou pelo call center;

4 – Comparecimento ao CASV para coleta de dados biométricos (foto e impressões digitais). Os solicitantes precisarão apresentar o passaporte válido e a página de confirmação do DS-160. Solicitantes acima de 66 anos ou com até 15 anos estão liberados da coleta de impressões digitais no CASV. Deste modo, eles ou seus representantes, devem enviar uma fotografia 5x7 recente (até seis meses) e com fundo branco;

5 – Comparecimento à entrevista, caso solicitado, na Embaixada ou Consulados. Os solicitantes deverão apresentar o passaporte válido e a página com o código de barras do DS-160;

6 – Solicitantes qualificados ao visto poderão receber o passaporte com visto em seu domicílio ou em um local pré-escolhido.

As pessoas que já têm entrevistas agendadas para depois do dia 30 de abril serão contatadas via e-mail para comparecer a um CASV.

Fonte: http://www.panrotas.com.br

Textos e Notícias - Slow Food Brasil